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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1207
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pereira-Guizzo, Camila de Sousa | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Tarso Barretto Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T22:58:02Z | - |
dc.date.available | 2022-07-21T22:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Tarso Barretto Rodrigues. INOVAFUN: produção e avaliação de um jogo digital para desenvolvimento de habilidades sociais aplicadas a atividades de inovação na formação de engenheiros. Orientadora: Camila de Sousa Pereira-Guizzo. 2022. 137 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1207 | - |
dc.description.abstract | The great area of engineering is supported by a training system based on rules and traditions that are strongly rooted, but which since the end of the 20th century have been debated and questioned. Research started at the dawn of the 21st century and expanded in the last decade highlights the importance of social skills in intrepreneurship and innovation, topics that are currently prominent in society as they represent an important support for economic development. Digital games have been widely used as an element to support the learning of children, youth and adults and some successful experiences have also been reported in the development of social skills in children. However, there is a scarcity of research aimed at analyzing the development of digital games with social skills content applied to the training of university students, especially not being found any reference associated with engineers. The general objective of this study was to develop a digital game on the theme of social skills in innovation activities with evidence of content validity, usability and playability. Based on Design Science, the Suggestion and Development stages are described, which relied on the continuous evaluation of users (engineering students) and specialists in social skills and innovation, whose responses to focus groups, questionnaires and scales fed back the progress from prototypes to the operational version of the game. The results show that users and experts rated the game positively in terms of usability, playability, and content. It is concluded that the game is effective in favoring the training of engineers and the understanding of the role of social skills in an innovation activity | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação em engemharia | pt_BR |
dc.subject | Jogo digital | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | INOVAFUN: produção e avaliação de um jogo digital para desenvolvimento de habilidades sociais aplicadas a atividades de inovação na formação de engenheiros | pt_BR |
dc.title.alternative | INOVAFUN: production and evaluation of a digital game for the development of social skills applied to innovation activities in the training of engineers | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.publisher.departament | Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu | pt_BR |
dc.publisher.initials | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Murta, Sheila Giardini | - |
dc.contributor.referees | Santos, Alex Álisson Bandeira | - |
dc.contributor.referees | Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini | - |
dc.contributor.referees | Rubio, José Maria León | - |
dc.contributor.referees | Del Prette, Almir | - |
dc.description.resumo | A grande área da engenharia é suportada por um sistema de formação baseado em regras e tradições fortemente arraigadas, mas que desde o final do Século XX são debatidas e questionadas. Pesquisas iniciadas no alvorecer do Século XXI e ampliadas nesta última década destacam a importância das habilidades sociais no empreendedorismo e na inovação, temas hoje de destaque na sociedade por representarem importante sustentáculo ao desenvolvimento econômico. Jogos digitais têm sido empregados largamente como elemento de apoio ao aprendizado de crianças, jovens e adultos e algumas experiências exitosas foram também relatadas no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Contudo, percebe-se que há escassez de pesquisas voltadas à análise do desenvolvimento de jogos digitais com conteúdo de habilidades sociais aplicados à formação de universitários, em especial não sendo encontrado qualquer referência associada aos engenheiros. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver um jogo digital na temática das habilidades sociais em atividades de inovação com evidências de validade de conteúdo, usabilidade e jogabilidade. Baseando-se em Design Science, são descritas as etapas de Sugestão e Desenvolvimento, que contaram com a avaliação contínua de usuários (estudantes de engenharia) e especialistas na área de habilidades sociais e inovação, cujas respostas a grupos focais, questionários e escalas retroalimentaram o progresso dos protótipos até a versão operacional do jogo. Os resultados mostram que usuários e especialistas avaliaram positivamente o jogo nas medidas de usabilidade, jogabilidade e conteúdo. Conclui-se que o jogo é efetivo para favorecer a formação de engenheiros e a compreensão do papel das habilidades sociais em uma atividade de inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPG MCTI) |
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Tarso Baretto Nogueira_Tese_MCTI_2022.pdf | TCCP / TESE MCTI / SENAI CIMATEC | 5.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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