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dc.contributor.authorBozzi, Edilânia da Rós-
dc.contributor.authorSilva, Isaias da-
dc.date.accessioned2023-01-12T23:05:11Z-
dc.date.available2023-01-12T23:05:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBOZZI, Edilânia da Rós; SILVA, Isaias da. Lean game como ferramenta de implantação da cultura lean nas indústrias do estado do espírito santo. 2020. 25 f. Artigo (MBA Executivo em Lean Manufacturing) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1566-
dc.description"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.description.abstractOne of the challenges in the lean culture implementation process is the choice of the learning method that guarantees the understanding of production waste and the proper application of lean tools, in a way that involves and engages all employees. In this context, the objective of this article is to analyze the teaching methods in the learning of Lean Manufacturing, which are: the traditional method and the teaching by gamification. The methodology used was a case study, in which the Lean Game was presented, an analog board game, which has been used as a tool for implementing lean culture in industries in Espírito Santo, being unprecedented in the state and with national projection. Data collection was carried out through a descriptive survey type survey for analysis and validation of the best teaching method and the Lean Game for the implementation of Lean Manufacturing. The results of learning by the method of teaching by gamification using the Lean Game proved to be satisfactory, attractive and preferred. Therefore, it is concluded that the Lean Game is an important tool for implementing the lean culture, as it involves and engages people, in addition to providing a better understanding of production waste and the application of lean tools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSENAI CIMATECpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLean gamept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleLean game como ferramenta de implantação da cultura lean nas indústrias do estado do espírito santopt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos aceitos para publicaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador, BApt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.description.resumoUm dos desafios no processo de implantação de cultura lean, é a escolha do método de aprendizado que garanta o entendimento dos desperdícios de produção e a aplicação adequada das ferramentas lean, de forma que envolva e engaje os todos os colaboradores. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar os métodos de ensino na aprendizagem do Lean Manufacturing, sendo eles: o método tradicional e o ensino por gamificação. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde foi apresentado o Lean Game, um jogo de tabuleiro analógico, que tem sido utilizado como ferramenta de implantação da cultura lean nas indústrias do Espírito Santo, sendo inédito no estado e com projeção nacional. Foi realizada uma coleta de dados através de pesquisa descritiva tipo survey para análise e validação do melhor método de ensino e do Lean Game para implantação do Lean Manufacturing. Os resultados da aprendizagem pelo método de ensino por gamificação utilizando o Lean Game se mostraram satisfatórios, atrativos e preferenciais. Diante disso, conclui-se que o Lean Game é uma importante ferramenta para implantação da cultura lean, por envolver e engajar pessoas, além de oportunizar o melhor entendimento dos desperdícios de produção e a aplicação das ferramentas lean.pt_BR
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