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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1799
Title: | Comparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScript |
Other Titles: | Comparison of physics engines for open source 3D games for integration with GuaraScript |
Authors: | Santos, Raí Faustino Miranda |
metadata.dc.contributor.advisor: | Monteiro, Roberto Luiz de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Santos, Alex Álisson Bandeira |
metadata.dc.contributor.referees: | Sampaio, Renelson Ribeiro Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões Fontoura, José Roberto de Araújo |
Keywords: | Motor de física;Open-Source;Simulação 3D |
Issue Date: | 30-Aug-2021 |
Publisher: | Centro Universitário SENAI CIMATEC |
Citation: | SANTOS, Raí Faustino Miranda. Comparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScript. Orientador: Roberto Luiz de Sousa Monteiro. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade do desenvolvimento de um motor de física para jogos 3D (game physics engine) utilizando integração com a linguagem de programação GuaraScript, desenvolvida pelo professor Roberto Monteiro. Para isso, foi feita uma modelagem computacional de fenômenos da física clássica, assim como uma pesquisa do estado-da-arte dos game engines open-source disponíveis no mercado, acompanhado de um comparativo para definir qual o melhor candidato para integração com a linguagem GuaraScript. O motor de física Newton Dynamics foi escolhido como o mais apto para a integração, e foi diagramado um programa de teste em formato UML. Foi concluído que, com as ferramentas supracitadas, é possível e viável programar um motor de física 3D open-source confiável para utilização em diversas aplicações na indústria e em ambientes educacionais. |
Abstract: | This work aims to evaluate the possibility of developing a physics engine for 3D games (game physics engine) using integration with the GuaraScript programming language, developed by professor Roberto Monteiro. For this, a computational modeling of classical physics phenomena was carried out, as well as a survey of the state-of-the art of open-source game engines available on the market, accompanied by a comparison to define the best candidate for integration with the GuaraScript language. The Newton Dynamics physics engine was chosen as the best fit for integration, and a test program in UML format was diagrammed. It was concluded that, with the aforementioned tools, it is possible and feasible to program a reliable open-source 3D physics engine for use in various applications in industry and educational environments. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1799 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG MCTI) |
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RAÍ FAUSTINO MIRANDA SANTOS.pdf | TCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
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