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Title: Um modelo para o processo de design de Interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos
Other Titles: A model for the design process of digital game interfaces for pedagogical purposes
Authors: Souza Neto, Félix
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referees: Pereira, Hernane Borges de Barros
Tavares, Rogério Júnior Correia
Keywords: Aprendizagem;Interfaces gráficas de usuário;Jogo digital
Issue Date: Nov-2011
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: SOUZA NETO, Félix de. Um modelo para o processo de design de interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos. Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.
Abstract: Os adventos do computador e da internet impulsionaram diversas transformações no modo como as pessoas interagem com as tecnologias e, hoje, de modo significativo, têm viabilizado novas formas de comunicação, de aprendizagem e de trabalho. Neste cenário, os jogos digitais que até a década de 80 eram compreendidos como artefatos direcionados ao entretenimento ganham novos sentidos e passam a ser vistos como espaços fecundos para o processo de ensino aprendizagem. São muitas as causas e entre elas, o poder destas mídias para atrair, motivar e ampliar as experiências imersivas dos jogadores, mobilizando o desejo destes sujeitos. Se sistemas digitais são mediadores que permitem que os sujeitos realizem suas tarefas, e os games, na condição de sistemas, são capazes de mediar o aprendizado, logo as interfaces são as responsáveis por estruturar a relação do sujeito cognoscente com o jogo, permitindo que este apreenda como funciona o jogo, mas também todo o conteúdo disponibilizado pela mídia. Com base nesta premissa, o principal problema desta investigação é como estruturar um processo para o design de interfaces de usuário para jogos digitais que favoreçam a aprendizagem de conteúdos escolares. Esta investigação foi realizada tomando como referência o desenvolvimento de um jogo com conteúdo de História Regional da Bahia, o Búzios: Ecos da Liberdade. Como resultado, este trabalho propõe um modelo para o processo de design de interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos. Para tanto o desenvolvimento do modelo foi fundamentado em conceitos de: design de games, design industrial, design de softwares e da aprendizagem baseada em games. ABSTRACT: The advent of the computer and the internet have driven several transformations in the way how people interact with technologies and, today, significantly, have enabling new forms of communication, learning and work. In this scenario, digital games that until the 80s were understood as artifacts directed to entertainment gain new meanings and come to be seen as fertile spaces for the teaching-learning process. There are many causes and among them, the power of these media to attract, motivate and expand players' immersive experiences, mobilizing the desire of these subjects. If digital systems are mediators that allow subjects to perform their tasks, and games, as systems, are able to mediate the learning, so the interfaces are responsible for structuring the subject's relationship cognizant of the game, allowing him to learn how the game works, but also all content made available by the media. Based on this premise, the main The problem of this investigation is how to structure a process for the design of user interfaces user for digital games that favor the learning of school contents. It is investigation was carried out taking as a reference the development of a game with Regional History of Bahia content, Búzios: Echoes of Liberty. As a result, this work proposes a model for the design process of digital game interfaces for pedagogical purposes. Therefore, the development of the model was based on concepts of: game design, industrial design, software design and learning game based.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/720
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